quinta-feira, 20 de outubro de 2011

As Artes Plásticas traz mais renovação no “Como vai seu Mundo?”

Por mais União, Justiça e Paz!



Nesta ultima quinta,13 de outubro, o projeto “Como vai seu Mundo?” desenvolveu sua segunda oficina deste segundo semestre.Tivemos um dia mágico e transformador com produções na área de Artes Plásticas, mediada pela pintora Yasmin Flores, a atuação dos quatro reeducandos que desempenham um papel fundamental como educadores no projeto e a presença do Instituto Crescer.

Todas as formas representadas artisticamente, bem como pinturas, graffite, pichação, desenhos, esculturas, etc.,são acima de tudo formas de representarmos protestos, sentimentos e nosso olhar a respeito de algo. A prática de exprimirmos tantas sensações é visivelmente destacado ainda na infância e ao longo do tempo perdemos paulatinamente esta percepção criativa da qual poderíamos evoluir e usá-la para politizar. No entanto, com o surgimento de uma série de fatores, como por exemplo a idade adulta e o sistema, vamos esquecendo.

Embasado nestas idéias é que a oficina de Artes Plásticas motivou os reeducandos a resgatar algo perdido no tempo. Nossa condutora Yasmin Flores, que produz grande parte de seus trabalhos com um olhar mais sensível e feminista, nos contou sobre sua trajetória profissional, destacando também algumas dificuldades financeiras pelo qual passou ao manter viva a continuidade de suas manifestações artísticas.

Os participantes iniciaram a oficina passando por uma dinâmica. Escreveram num papel uma palavra ou frase que simbolizasse algo que os oprimem e colocaram dentro de uma bexiga. Após ser enchida, foi levantada e mantida no alto no momento em que o reeducando anunciasse de pé e em voz alta tal opressão. A cada grito, era expressiva a inconformidade frente à um sistema operante e injusto.

O momento foi finalizado com o estouro de todos os balões ao mesmo tempo, marcante por determinar uma ânsia contra o que há de mais errado e injusto!Um dos momentos também marcantes do dia foi a criação de graffites em uma área externa dentro da penitenciária. Ao ar livre os reeducandos ousaram ao produzir verdadeiras obras de arte com uso de tintas, pincéis, sprays, com o propósito de expressar e expor a linguagem artística já presente dentro de cada um, sendo apenas necessário ser motivada e lapidada. Mensagens escritas e com desenhos referentes ao amor e bons sentimentos como JUSTIÇA, UNIÃO e PAZ, fez revelar aos criadores e apreciadores perspectivas de mudança e articulação ideológica, tudo por meio de painéis multi coloridos.

Após estas duas atividades simbólicas, o sincronismo de pensamentos e criatividade fez também com que germinasse nos presentes o aprimoramento na linguagem escrita poética, que por sua vez foram destacados nas obras trazidas pela Yasmin. O fato é que cores foram disseminadas dentro de um ambiente que remete apenas ao preto e branco, trazendo vivacidade, difundindo um dos nossos ideais, o da descentralização do poder apenas em mãos de uma minoria, tal como os meios artísticos e comunicativos, e o uso destes como forma de libertar e encorajar quem está exilado em sistema carcerário!!

Gel Coletivo PESO!

Um comentário:

  1. São Paulo, 24 de outubro de 2011

    BOA NOITE, Diário da Colônia!

    Acompanhei um pouco do trabalho do primeiro semestre e sempre que consigo venho ver o que está sendo realizado no projeto Como Vai Seu Mundo?. Passei por aqui, li uma postagem do Edgar e hoje retornando da Gel Coletivo PESO!

    Legal o trabalho com ARTE, através dos nossos traços nos expressamos de diversas formas, vários sentimentos são transferidos para o concreto e assim criamos, fazemos... Damos VIDA!

    BOA SORTE E APROVEITEM, PARTICIPEM DAS OFICINAS. ESTOU ACOMPANHANDO O TRABALHO DE TODOS!

    Tati BoteLho'

    P A R A B É N S...

    ResponderExcluir