sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fotografia e Literatura tomam conta do “Como vai seu Mundo?”


Ontem o projeto “Como vai seu Mundo” abriu as portas para a oficina de fotografia e expandiu o espaço literário para todos os reeducandos que estiveram presentes.
A princípio o nosso mediador e fotógrafo Rodrigo Fernandes compartilhou várias informações a respeito do mundo fotográfico, bem como suas vivências na área, comparando também a forma como nossos olhos capturam a luz e as imagens, similar a uma câmera fotográfica.
O processo de interpretação e compreensão de uma imagem também se faz importante, já que isso pode trazer um contexto e uma situação vinda da inspiração,ou mesmo o simples ato de registro  do seu autor naquele momento, mesmo processo de uma produção textual. No entanto, o que diverge os dois, é a forma como ambos passam suas informações. Um texto já possui uma idéia direta na forma como passa sua mensagem, no caso de uma foto a leitura visual pode se tornar muito mais reflexiva pelo fato de não trazer consigo nenhum elemento textual que facilite.
 Ouvir é parte do processo, pois foi neste momento que os reeducandos apreenderam  as idéias e as canalizaram junto com a inspiração no momento da prática.Com as câmeras em mãos, os grupos aguçaram seus olhares ao captar imagens de dentro do espaço em que se encontram. Mesmo dentro de um contexto em que muitas vezes soa apenas a angustia e o enclausuramento, os participantes buscaram elementos diferenciados, como um olhar mais humano e social, e de novas perspectivas.
Nesta oficina também tivemos um espaço literário construído por todos, onde os reeducandos escreveram frases a respeito da temática liberdade. Mais do que simples mensagens, a inspiração foi nítida pelo fato de que LIBERDADE é um conceito em que estes homens conseguem decifrá-la e senti-la da melhor forma possível, justamente pelo fato de conviverem com a ausência dela.
As frases foram lidas em voz alta e estampadas em forma de painel, associando também a idéia de que representa um livro aberto, e é em forma Liberdade que os próprios reeducandos estão produzindo dentro do projeto um livro com seus pensamentos, construindo uma literatura verdadeiramente marginal!
Estiveram também presentes na oficina de hoje a equipe da TV Bandeirantes, do programa A Liga, que pôde apreciar o nosso trabalho e ver o quanto a transformação que fazemos não é corriqueira e sim SOBERANA, pois trabalhamos pelo bem comum da massa, evolução e desenvolvimento do povo excluído.
Encerramos o dia compartilhando as fotos produzidas com a certeza de que novas percepções foram firmadas, tudo através de um clic,seja ele vindo de um equipamento mais caro ou mais barato. Essa é a forma como devemos nos “empoderar” dos espaços, olho no olho e não subestimando quem verdadeiramente somos e os nossos potenciais!
Coletivo PESO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário