sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O dia em que as palavras se tornaram composições no “Como vai seu Mundo?”



O Projeto “Como vai seu Mundo?” inicia o mês de novembro com muita Literatura, focando produzir substrato para o livro que lançaremos em breve, contando com a mediação do convidado Renan Lélis.

Nesta oficina os reeducandos tiveram um contato diferente com a literatura, tendo uma proximidade maior desta arte feita com as palavras, visando uma criação literária feita pela grande massa, próxima da sua realidade e menos acadêmica e no formato da qual costumamos aprender na escola.

Como atividade os reeducandos presentes construíram textos, poemas e letras musicais, baseados em palavras elencadas em uma dinâmica coletiva. (Saudade, Liberdade, entre outras). Um grande número de homens mostraram qualidade e inspiração em suas obras ao recitá-las e compartilhá-las com o grupo após as produções, revelando intimidade com as palavras, já que estas vieram do coração e refletem situações da realidade em que vivem. A atividade mostrou-se de forma tão profunda em todos, de modo que a emoção ficou nítida em um dos reeducandos, que ao declamar seus sentimentos, se entregou as lágrimas, emoção pura!

O material produzido será utilizado dentro do livro que será lançado em breve, contando com a colaboração de todos e todas para esta proposta além muros. Ao final houve uma abordagem de Eduardo Bustamante falando sobre a necessidade da leitura e escrita num estado efetivo de democracia, onde todos e todas devemos nos apropriar destas habilidades para alcançar seu espaço. Falou também do compromisso que os rappers e as personalidades públicas da periferia devem ter com os marginalizados, já que se apresentam contando e cantando a realidade do nosso povo. “O dia em que o RAP perder o efeito vai virar enfeite”.

Nós como Coletivo periférico buscamos efeito real nas ações e nas transformações, assim como o Projeto “Como vai seu Mundo?” tem trazido aos detentos e suas famílias, revolução em empoderar aqueles que para muitos são monstros e que devem ser exilados do convívio.

Coletivo PESO!

Um comentário:

  1. Eu não fui nesta oficina, mas imagino como deve ter sido emocionante ver as criações literárias dos participantes, com certeza foram muito autenticas.
    Concordo com a necessidade da leitura e escrita, para todos.
    Quem sabe não conseguimos, com o Projeto, bibliotecas melhores dentro dos presidios, para que esta prática se torne um hábito entre os reeducandos.

    Bjos e força na nossa caminhada!

    ResponderExcluir