quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Como foi o Encerramento da 3ª Edição do Proj. #COMOVAISEUMUNDO




No dia 01 de julho aconteceu o encerramento da terceira edição do Projeto “Como Vai seu Mundo?”, fruto da parceria entre o Rapper Dexter,  Coletivo Peso, Instituto Crescer e Comarca de Guarulhos. O Projeto que é constituído de oficinas, palestras e workshops relacionados a politização e cidadania utilizando as artes e a comunicação como meio, facilitando os densos debates e reflexões que estas atividades propiciam.
No Domingo foi o momento de compartilhar os resultados desta edição, os reeducandos apresentaram para todos e todas presentes suas produções e conclusões como devolutiva ao investimento. Em contrapartida o rapper Dexter trouxe como convidados os rappers Lindomar 3L, X-Barão, UDI (Katinguelê) e Hyldon para musicar este momento histórico. Histórico pois é um projeto pioneiro já que trata os reeducandos como de uma forma mais nivelada com a sociedade externa, possibilitando a eles o acesso a conteúdos e a posições que outros projetos no cárcere não possibilitaram.
Os reeducandos conduziram a apresentação juntamente com o Eduardo Bustamante (coordenador e idealizador do projeto) que foram aos poucos dando ao evento a cara de TRANSFORMAÇÃO tão presente em todos os impactados.
Iniciaram apresentando os materiais produzidos (Jornal, certificados, fotos e DVD) e na sequencia o rapper Lindomar 3L apresentou quatro músicas e falou um pouco de sua trajetória que saiu de Minas (Uberaba) para tentar a vida em São Paulo.
Seguindo o pagodeiro UDI, membro do grupo Katinguelê veio entregar aos reeducandos os instrumentos que eles haviam prometido no lançamento anual do projeto (ABERTURA). Foi um momento emocionante, pois mostrou que ele entende o dito: “Na cadeia, promessa é dívida!” e ele interagiu com os presenteados convidando-os para tocar uma de suas músicas que fala sobre a Liberdade.
Depois disso houve mais algumas exposições de ideias e pensamentos seguindo com a apresentação do músico Hyldon, grande nome da MPB e Soul Music que teve muitas de suas letras cantadas por Tim Maia, Cassiano entre outros e tem como principal sucesso "Na Rua, na Chuva, na Fazenda", título de seu primeiro álbum.
Logo depois da Apresentação do Hyldon, foi chamado ao palco Daniela Agostini e Rogério Fernandes, que foram dois dos vários mediadores que participaram do projeto, além de serem membros do Coletivo Peso. Eles falaram sobre a participação do projeto como mediadores e contaram como foi organizada a exposição de fotos produzidas no projeto pelos próprios reeducados, exposição essa que estava rolando simultaneamente a apresentações no Palco, para que todo mundo que estava participando da festa pudesse ver.
Na sequencia para animar e agitar ainda mais a festa, Dexter subiu no palco com o Nego Jam  para fazer o chão tremer com suas músicas.
Ele cantou suas músicas mais conhecidas, como assim como seus lançamentos, sempre mandando suas mensagens de incentivo e apoio entre elas e fazendo duetos com os outros músicos convidados.
Para fechar a noite com chave de ouro, uma breve fala dos apoiadores e parceiros do projeto e a tão esperada entrega dos certificados. Momento Mágico onde nos deparamos com uma situação gratificando. Boa parte dos participantes do projeto não se encontravam mais no cárcere, estado em liberdade e trilhando seus caminhos, um resultado prático das ações do projeto.
Agora o projeto entra em recesso retornando em agosto já avaliado e sistematizado.

Coletivo PESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário