quinta-feira, 6 de outubro de 2011

oficina de Teatro no Projeto "Como vai seu mundo?"



O protejo “Como vai seu Mundo” que iniciou-se no 1º semestre de 2011, retoma o 2º a todo vapor, tendo como abertura a oficina de expressão teatral na última quarta-feira dia 05.

Contando com uma explanação de informações, a oficina mostra a importância da linguagem teatral como um meio de expressão, possibilitando melhor ocupação de espaço.

Proporcionando para os frequentadores, a oficina mostra em experiência vivida de como a linguagem teatral contribui com a evolução/ melhoria de sua articulação, tanto corporal, quanto ideologicamente.O grupo pôde compreender o valor em apropriar-se de uma ferramenta da qual todos nós podemos usar e que é de todos por direito.

A oficina foi conduzida pela jovem atriz Mah Leone, que além de ter habilidades em outras linguagens artísticas, pôde compartilhar conosco um dia voltado às Artes Cênicas.

Sugerimos alguns exercícios corporais que aliviam tensões físicas do corpo, preparando-o para um melhor desempenho no momento das encenações. O espaço possibilitou que os reeducandos indicassem outros movimentos que conhecem e puderam ser compartilhados com grupo.

Na sequencia cinco grupos apresentaram o jogo teatral do “Elevador”, interpretando personagens e suas respectivas reações ao simularem uma pane dentro de um elevador. Dentre as várias interpretações, os reeducandos representaram os personagens, mostrando o comportamento de pessoas dentro de um espaço pequeno e fora de movimento.

A experiência lhes trouxe reflexões referentes a respeito, o valor da socialização, bem como a prática de relacionar-se com o próximo de forma mais humana, algo pouco visível principalmente em cidades grandes. Por ser um jogo sem ensaios prévios, proporcionou também reconhecer a importância da habilidade de improviso e que a mesma se faz necessário no cotidiano real, já que este muitas vezes não oferece tempo de planejamento, exigindo nossa versatilidade em diversas situações.

Na segunda tomada, os reeducandos organizaram-se propondo em tema livre a questão da realidade dentro do cárcere. As cenas interpretadas em um ponto externo da penitenciária, chamou a atenção de outros companheiros que se encontravam ali perto, até mesmo pessoas na rua acompanharam o processo através do alambrado.

A Arte Cênica mostrou aqui ser mais uma forma de expressão e manifestação sem fronteiras, que reintegra, chama a atenção de olhares, indo muito além de flexibilizar os que são mais retraídos! Como disse um dos reeducandos: ” O corpo fala!!!”




Gel Nascimento e Ana Paula Rossi

Coletivo PESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário