terça-feira, 4 de outubro de 2011

Novo semestre do “Como vai seu Mundo?”



No início deste ano demos inicio a uma grande realização o Projeto “Como vai seu Mundo?”, fruto da parceria entre o Dexter, Coletivo PESO e vara de execuções criminais de Guarulhos, com realização do Instituto Crescer. O trabalho iniciou-se em um formato piloto, onde tivemos a oportunidade de avaliar, ajustar e propor inovações contando com a vivência de todos que participaram e colaboraram durante as oficinas. Com embasamento nisso, hoje é um dia de replanejamento que dará inicioa um novo semestre, continuidade permitindo mostrar que é possível a transformação, reeducação, reavaliação de escolhas e auto empoderamento dos reeduacandos dentro do nosso sistema carcerário.
A volta do “Como vai seu mundo?” retoma o processo de transformação, que teve início em fevereiro deste ano 2011 e é direcionado através de oficinas em diversos campos de linguagens. Hoje conta com a presença de novos participantes  que acreditam na possibilidade de redescobrir em si seus potenciais, resgate de auto estima o que permite a ressocialização com o sistema carcerário e com a sociedade. Ações que hoje não são praticadas por iniciativa e apoio do sistema.
Além de relembramos os trabalhos do semestre passado, os presentes puderam expor as atividades que desejam e despertam interesse em realizar nos encontros durante as oficinas. De acordo com a  vontade e necessidade em que anseiam ampliar seus conhecimentos, tanto em áreas artísticas e midiáticas, das quais irão influir diretamente na formação humana e profissional,enfatizando também a descoberta ou redescoberta de seus talentos. A oportunidade mostra o quanto  acreditamos em uma educação  recíproca, como uma forma mais humanizada, e  horizontal, da qual a escola formal não possibilita.
Hoje contamos com depoimentos de participantes (reeducandos) que estiveram presentes nas oficinas no semestre passado, e através do aprendizado que absorveram, junto a uma formação que está sendo realizada dentro do Instituto Crescer,hoje atuam e contribuem no processo de novos reeducandos dentro do Projeto “Como vai seu Mundo”.
Somente desta forma é que o conhecimento se faz verdadeiro, com espaços que possibilitem diálogos e aprendizagens mútuas, trocas de experiências que agreguem diretamente no que podem redescobrir em si, aprimorar, que instiguem a reavalização das escolhas perante a sociedade. É assim que o Projeto “Como vai seu Mundo” se posiciona, incisivo em um sistema repleto de lacunas, e incapaz de permitir a ressocialização e reinclusão de forma justa que abra oportunidades aos que realmente procuram por elas.
Teremos aí um semestre repleto de vivacidade e  novidades!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário