A volta do “Como vai seu mundo?” retoma o processo de transformação, que teve início em fevereiro deste ano 2011 e é direcionado através de oficinas em diversos campos de linguagens. Hoje conta com a presença de novos participantes que acreditam na possibilidade de redescobrir em si seus potenciais, resgate de auto estima o que permite a ressocialização com o sistema carcerário e com a sociedade. Ações que hoje não são praticadas por iniciativa e apoio do sistema.
Além de relembramos os trabalhos do semestre passado, os presentes puderam expor as atividades que desejam e despertam interesse em realizar nos encontros durante as oficinas. De acordo com a vontade e necessidade em que anseiam ampliar seus conhecimentos, tanto em áreas artísticas e midiáticas, das quais irão influir diretamente na formação humana e profissional,enfatizando também a descoberta ou redescoberta de seus talentos. A oportunidade mostra o quanto acreditamos em uma educação recíproca, como uma forma mais humanizada, e horizontal, da qual a escola formal não possibilita.
Hoje contamos com depoimentos de participantes (reeducandos) que estiveram presentes nas oficinas no semestre passado, e através do aprendizado que absorveram, junto a uma formação que está sendo realizada dentro do Instituto Crescer,hoje atuam e contribuem no processo de novos reeducandos dentro do Projeto “Como vai seu Mundo”.
Somente desta forma é que o conhecimento se faz verdadeiro, com espaços que possibilitem diálogos e aprendizagens mútuas, trocas de experiências que agreguem diretamente no que podem redescobrir em si, aprimorar, que instiguem a reavalização das escolhas perante a sociedade. É assim que o Projeto “Como vai seu Mundo” se posiciona, incisivo em um sistema repleto de lacunas, e incapaz de permitir a ressocialização e reinclusão de forma justa que abra oportunidades aos que realmente procuram por elas.
Teremos aí um semestre repleto de vivacidade e novidades!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário