sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Oficina de Fotografia!



Nesta semana o projero ‘’Como vai seu mundo?’’ trouxe como proposta a realização de fotos para serem utilizadas no livro. Para mediar e dirigir esta atividade contamos mais uma vez com a colaboração do fotógrafo Rogério Fernandes que é um grande parceiro.
A atividade foi iniciada com uma fala de Eduardo Bustamante falando da importância da fotografia como arma de resistência social e como forma de expressão sentimental e disseminação de informação e idéias. Na sequencia, Fernandes faz uma breve explanação sobre fotografia temática e apontando formas de se falar com as duas dimenções, apresentou fotos realizadas na Amazônia e países da América latina, encerrando com mostras de como se é possível sobreviver fotografando.
Depois deste rico momento de apreciação, chega então a hora de produzir. Os exilados divididos em quatro grupos e equipados com uma câmera tiveram uma hora para fotografar e gerar o material que necessitamos para nosso volume impresso que virá logo mais.
Foram feitas fotos fantásticas que exprimem exatamente o que estão escrevendo nas laudas que irá compor o livro. Recolhemos mais textos e poesias o que está fazendo com que cada vez mais outros exilados sintam-se a vontade para se expressar publicamente e escrever sua própria história.
Neste mesmo dia contamos com a visita de um aliado, o professor de história, idealista e rapper Cesar Sotaque do grupo Ca.Ge.Bê. Ele apreciou a dinâmica durante toda a tarde sem interrupção e humildemente se apresentou no final com uma rima sua que falava sobre fotografia.
Estamos atingindo um alto nível de debate, conteúdo e formação, possibilitando o desenvolvimento de potenciais que até hoje foi ‘’estratégicamente’’ negado para este público. Contamos com a presença de mais de 110 pessoas o que nos surpreende por tamanha quantidade numérica e qualidade dos processos.
Na próxima semana será oficina de jornalismo com a jornalista Marina Yakabe!
Até lá!!
Coletivo PESO


Nenhum comentário:

Postar um comentário